Gana

Gana

Gana entrou no radar ocidental quando seu Produto Interno Bruto, ou PIB, cresceu 7,5% em 2012, só para comparar, no mesmo ano o Brasil teve um crescimento no PIB de 1%. Diante desse crescimento, Gana tem atraído olhares dos economistas e estudantes mundiais.
Hoje, o país, que tem o inglês como idioma oficial, é considerado uma das maiores economias do continente africano. A riqueza vem de recursos naturais (madeira, petróleo, prata e ouro) e da agricultura (banana, cacau, café, batata e mandioca). Gana é o terceiro maior exportador de cacau e o segundo maior produtor do mundo — só perde para a Costa do Marfim (juntas, Gana e Costa do Marfim representam 53% da produção mundial de cacau).
O centro econômico e administrativo fica na capital Acra, cidade de dois milhões de habitantes e uma das mais modernas da África. Acra está localizada na costa do Oceano Atlântico, região repleta de planícies que são cobertas de vegetação e florestas tropicais.
Em Acra é possível ver uma das construções mais famosas de Gana, o Arco da Independência, monumento que simboliza a luta pela independência do domínio britânico, conquistado em 1957. Uma curiosidade, antes do século XIX, Gana já havia sido colonizada por portugueses, suecos, dinamarqueses, holandeses e alemães.
Outras atrações de Acra são as feiras que unem artesanato e gastronomia, ideais para quem quer sair às compras e conhecer a cultura local. Nelas é possível encontrar o “kente” (tecido colorido muito utilizado para confeccionar trajes para ocasiões festivas e oficiais), joias, artigos em couro, dondos (tambores que servem como instrumentos musicais), máscaras tradicionais, esculturas talhadas em madeira, vestimentas e também degustar a comida típica ganesa: o ensopado de caranguejo e o fufu (feito com banana amassada, azeite de dendê e molho de amendoim).
Na mesma região da capital de Acra, conhecida como Grande Acra, fica localizada a Universidade de Gana, uma das 21 instituições públicas de ensino superior, considerada a maior do país e a mais antiga, fundada em 1948. Nessa região, há também as opções de trabalho voluntário, intercâmbio em que a experiência no país é mais profunda por atuar em atividades ligadas a saúde, meio ambiente, cultura e assistência social.
Já no ranking mundial, Gana se destaca por ter o maior reservatório artificial de água do planeta, o Lago de Volta, situado ao norte de Acra e ao leste do país. O Lago foi inaugurado em 1965 e possui 8.500 km² de extensão (o segundo maior é o Albufeira de Smallwood, com 6527 km², no Canadá). No Lago de Volta encontra-se a usina hidrelétrica de Akosombo, que fornece energia para algumas regiões de Gana, Togo e Benin, sendo os dois últimos países vizinhos de Gana.
E assim como os brasileiros, os ganeses são apaixonados por futebol. A seleção nacional já foi quatro vezes campeã continental, venceu duas vezes o Mundial Sub 17 da FIFA e em 1992 foi a primeira seleção africana a conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos (de bronze).


Últimas Novidades

Confira aqui as últimas notícias do universo Belta Online.

Diário de Intercambista Cape Town: Dizendo até logo!

Olá Pessoal, tudo bom? Cheguei aos meus últimos dias na Africa do Sul, o clima é de tristeza...

Confira!

Universidades da Nova Zelândia buscam acordos de cooperação com o Brasil

De acordo com a Pesquisa de Mercado Selo BELTA 2018, a Nova Zelândia é o 4o destino na intenção...

Confira!

Chile

Tanto em relação ao idioma espanhol quanto ao ensino superior, o Chile é umas das melhores...

Confira!

França

Há anos, a França ocupa o topo da lista dos países mais visitados do mundo. Vivenciar a cultura...

Confira!

Intercâmbio superior: a faculdade fora do Brasil

Tudo o que você precisa saber para fazer o ensino superior no exterior  Assim que terminou o...

Confira!

Diário de Intercambista Cape Town: Os últimos dias

Olá Pessoal, Já começa a doer o coração só de saber que está acabando e que tudo que...

Confira!

Diário de Intercambista Cape Town: Começo da segunda semana

Ola pessoal, tudo bom? Começamos a última semana de aula, aproveitei essa nova semana para ler...

Confira!

Diário de Intercambista Cape Town: Turistando parte 2

Hey guys! Já estou começando a sentir que o inglês esta sendo algo natural pra mim, no...

Confira!

Diário de Intercambista Cape Town: Turistando

Olá pessoal, Voltei com mais peripécias de minha viagem por Cape Town, na África do...

Confira!

Diário de Intercambista Cape Town: O que aprendi com uma trilha?

Ola pessoal, voltei com mais novidades sobre minha viagem na África do Sul No terceiro dia tive...

Confira!
X