
- Moeda:Euro
- Comércio:Em geral, das 9h às 19h
- Temperatura:1 a 6ºC no inverno e de 15 a 25ºC no verão
- Banco e Agências de câmbio:Das 8h45 às 17h30
- Embaixada do Brasil:(33-1) 4561-6300
- Embaixada em Brasília:(61) 3312-9100
- Consulado em São Paulo:(11) 3371-5400
Considerada uma das mais influentes nações do mundo ocidental, a França, famosa por sua literatura, gastronomia, arte, vinhos e moda, tem população estimada em 65 milhões de pessoas. Um número que impressiona é a quantidade de falantes de francês: são, no total, mais de 200 milhões de pessoas ao redor do mundo, nativos ou pessoas que aprenderam a língua. O idioma é também o décimo mais falado no mundo.
O país, além de ser uma opção charmosíssima para se estudar francês, tem uma longa tradição de cooperação universitária com o Brasil. “As universidades dos dois países se conhecem, possuem convênios; assim, fica muito mais fácil revalidar os créditos cursados na França na volta ao Brasil”, conta Carla Ferro, Coordenadora do Campus France.
O Campus France Brasil, serviço oficial do governo francês para informações sobre os estudos superiores na França, possui um catálogo online com os cursos disponíveis no país. O serviço auxilia o estudante estrangeiro a identificar as universidades e escolas francesas que oferecem cursos em sua área de interesse: basta consultar o catálogo online acessível na página principal do site.
Antes de tudo, é claro, fique atento sobre o processo de visto para estudar no país. Os estudantes que desejam ficar mais de 90 dias na França devem solicitar o visto pelo menos um mês e meio antes do início do curso. Para isso, é obrigatório realizar o procedimento pré-consular pelo site da CampusFrance, composto pela criação do dossiê, preenchimento do formulário online, envio por correio dos documentos exigidos, pagamento de taxa administrativa e agendamento de sua entrevista pré-consular.
Depois de cumpridas todas as etapas do procedimento no Campus France, o estudante precisa pedir seu visto de estudante junto ao consulado francês no Brasil.