
- Moeda:EURO
- Comércio:DAS 9H ÀS 19H30, INTERVALO PARA SIESTA: 12H ÀS 14H
- Temperatura:2 A 9ºC NO INVERNO E DE 17 A 31ºC NO VERÃO
- Banco e Agências de câmbio:DAS 8H30 ÀS 14H
- Embaixada do Brasil:(3491) 700-4650
- Embaixada em Brasília:(61) 3701-1600
- Consulado em São Paulo:(11) 3087-2600
- site oficial:WWW.MAEC.ES/CONSULADOS/SAOPAULO
Para quem o objetivo é largar o “portunhol”, saiba que a Espanha é o destino certo tanto por oferecer cursos em centro de idiomas dentro de universidades espanholas quanto por ter escolas especializadas no ensino para estrangeiros. Além dos cursos regulares de espanhol – disponíveis para todas as idades e níveis –, as escolas oferecem aulas temáticas, como degustação de vinhos, flamenco, culinária ou espanhol para negócios.
Os chefs culinários Alex Atala (Brasil) e Joan Roca (Espanha), além de terem seus restaurantes consagrados entre os seis melhores do mundo, são alguns dos 11 conselheiros do conceituado Centro de Ensino Gastronômico da Espanha, o Basque Culinary Center, localizado na cidade San Sebastian.
Vale dizer que a Espanha tem diversas instituições de cursos de Gastronomia, que vão do ensino universitário, que preenche a lacuna existente no estudo da Gastronomia como ciência, até para iniciantes ou estudantes que querem apenas se aperfeiçoar na área, e duas opções de mestrado: Inovação e Gestão de Restaurantes (para quem quer abrir seu próprio negócio ou aperfeiçoá-lo) e Cozinha, Técnica e Produto (para aprimorar técnicas de culinária).
Já se o aluno busca um certificado de fluência em espanhol, nada melhor do que realizar cursos preparatórios para o exame Dele (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira).
O diploma avalia os níveis de conhecimento no idioma e serve para ingressar em universidades espanholas e empregos que requeiram que o candidato fale espanhol. O Dele é concedido pelo Instituto Cervantes, uma instituição pública do Governo da Espanha, e a prova pode ser realizada em centros credenciados ao redor do mundo – unidades do Instituto Cervantes, embaixadas e consulados da Espanha.
E a diversidade do país ultrapassa a sala de aula. Além de conviver com estudantes do mundo inteiro, prepare-se para viver no país em que o antigo, o tradicional e o moderno se mesclam, oferecendo o encanto de passear tanto por vielas históricas e bem preservadas de Toledo quanto por bairros arrojados e chiques de Barcelona. Em Madri durante o dia é possível visitar parques e museus como o Palácio Real, construído no século 18 para a família real espanhola, e no final do dia curtir a vida noturna agitada. Já em Valência a pedida é conhecer alguns pontos gastronômicos e experimentar a paella valenciana, comida típica do país à base de arroz e vários outros alimentos como frango, coelho ou pato. Vale dizer que a cidade tem a fama de ter a melhor paella espanhola.