Belta

ESLOVÊNIA

A Eslovênia é um país da Europa Central resultante da dissolução da Iugoslávia, com 2 milhões de habitantes. Conhecida pelas suas montanhas, lagos e estações de esqui, figura entre os países mais seguros e não violentos do mundo, sendo parte do seleto grupo da Islândia, Japão, Dinamarca, Canadá, Áustria e outros, na 11ª posição.

Informações importantes

  • Moeda

    EURO

  • Temperatura

    MÉDIA NO VERÃO 30º C E MÉDIA NO INVERNO 0º C

  • Embaixada do Brasil

    +386 1 244 2400

  • Embaixada em Brasília

    (61) 3365-1445

  • Site Oficial

    http://www.brasilia.embassy.si/index.php?id=57&L=19

  • Consulado em São Paulo

    (11) 3885-8265

Raio-X

Nome Oficial: República da Eslovênia
Capital: Liubliana
Área: 20.273 km² (equivalente ao estado de Sergipe)
População: 2,1 milhões
Principais cidades: Ljubljana, Bled, Koper, Kobarid

Um pouco mais sobre o país:

A última edição do Índice Global da Paz – criado pela revista The Economist em parceria com o Instituto Internacional de Pesquisas pela Paz de Estocolmo e as universidades de Londres, de Sidney e de Uppsala. Em Liubliana, a capital da Eslovênia, as fachadas de estilo barroco se misturam com a arquitetura do século XX de Jože Plečnik, arquiteto nascido na cidade, cuja famosa Tromostovje (Ponte Tripla) atravessa o curvo e estreito rio Ljubljanica.

A educação gratuita para os eslovenos, universal e de qualidade é apontada como um fator importante na formação cidadã. Sendo a língua eslovena a oficial, muitas universidades oferecem cursos em inglês, e a Study in Slovenia, promove a educação superior para estudantes internacionais.

Como membro da Comunidade Europeia, a moeda oficial do país é o Euro desde 2007, e é uma república independente desde 1991, quando foi proclamada em 25 de junho, data que é comemorada a independência do país.

Com a indústria do país concentrada principalmente na produção de produtos químicos, componentes de automóveis, produtos metálicos, aparelhos e utensílios eléctricos, mobiliário e têxteis, nos últimos anos, apresentou uma significativa melhora em seus indicadores socioeconômicos, sendo o 24º no Índice de Desenvolvimento Humano do mundo em 2018.

Curiosidades

  • Uma em cada 20 pessoas na Eslovênia é criadora de abelhas. A atividade é facilitada pela quantidade de árvores e florestas no país, um grande atrativo para o inseto
  • O futebol e o basquetebol são os principais esportes da Eslovênia
  • O ensino superior é totalmente gratuito na Eslovênia, onde o setor educacional é muito desenvolvido

Prato Típico

Kranjska Klobasa: Este prato típico esloveno com nome difícil é um dos mais tradicionais da cozinha local. Trata-se de um tipo de linguiça feita com carnes especiais de porco, bacon, pimenta, alho e sal.

Imperdível!

O lago de Bled é o ponto turístico mais famoso da Eslovênia. Ele conta com uma pequena ilha onde está localizada a igreja da Assunção.

Galeria