Belta

BOLÍVIA

A Bolívia é oficialmente denominada como Estado Plurinacional da Bolívia. Está localizada no centro-oeste da América do Sul, fazendo fronteira com Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e Peru. É dividida em nove departamentos (equivalente aos nossos Estados) e sua geografia varia de picos andinos no oeste a planícies no leste, situadas na bacia Amazônica.

 

Informações importantes

  • Moeda

    BOLIVIANO

  • Temperatura

    8º A 26º

  • Embaixada do Brasil

    (591) 2 216 6400

  • Embaixada em Brasília

    (61) 3366-2238

  • Site Oficial

    http://embolivia.org.br/

  • Consulado em São Paulo

    (11) 95680-2991

Raio-X

Nome Oficial: Estado Plurinacional da Bolívia
Capital: Sucre
Área: 1.099.000 km²
População: 11,67 milhões 
Principais cidades: La Paz, Sucre, Potosi, Cochabamba e Oruro

Um pouco mais sobre o país:

A população é predominantemente indígena ou de origem indígena, o que faz da Bolívia um país multicultural e com grande diversidade em áreas como a arte, culinária, literatura e música. Antes da colonização europeia, fazia parte do império Inca. 

Os espanhóis invadiram e conquistaram essa região no século XVI e lá permaneceram até 1809, quando foi declarada a independência. Dezesseis anos de guerras se seguiram então, até o estabelecimento da república, instituída por Simón Bolívar, em 6 de agosto de 1825.


Estima-se em 10 milhões a população boliviana, que é formada por ameríndios, mestiços, europeus, asiáticos e africanos. O espanhol é o principal idioma, porém há mais 36 dialetos indígenas, sendo o aimará e o quíchua os mais comuns. A maior cidade é Santa Cruz de La Sierra, já a sede do governo fica em La Paz e a capital constitucional é Sucre.


Algumas dicas para quem escolhe a Bolívia como destino do intercâmbio:
– masque folha de coca e beba chicha. Mas vale lembrar que, no país, a folha de coca é sagrada, portanto receba sempre com as duas mãos;
– horário comercial: o horário é das 9h às 12h e das 15h às 20h. Entre as 12h e 15h algumas lojas permanecem abertas, porém não estranhe se o vendedor não quiser atender nesse período, pois pela cultura espanhola a hora de descanso (siesta) é sagrada.

Curiosidades

  • O nome do país é uma homeagem ao militar e político Simón Bolívar, o grande percursor da libertação da Bolívia e da independência da América do Sul no século 19
  • O país reconhece todas as línguas indígenas como idioma oficial, somando assim mais de 30 línguas oficiais, além do espanhol.
  • A Bolívia tem o maior percentual de indígenas do continente: cerca de 60% são indígenas ou descendentes diretos.

 

Prato Típico

Pique Macho: O prato é feito com carne de vaca, cebola, ovos cozidos, molhos e locoto ( pimenta típica dos Andes)

Imperdível!

Salar de Uyuni, nos Andes, sudoeste da Bolívia, é o maior deserto de sal do mundo.

Galeria