Blog

Fique por dentro

Malta

Malta

Estudantes do mundo inteiro chegam a Malta e descobrem na prática e no dia a dia o significado da expresão ‘melting pot’. O país de dimensões diminutas é um caldeirão cultural que funde os traços históricos da presença de fenícios, gregos, romanos, sicilianos, espanhóis, franceses e britânicos em um arquipélago de ares paradisíacos no Mediterrâneo.

Um dos maiores legados deixados pelo Reino Unido, cujo Império contou com Malta até 1964, ano de independência da nação, foi a língua inglesa, hoje um dos dois idiomas oficiais do país – o outro, o maltês, tem origem na mesma família do árabe, hebreu e aramaico, e é falado há milênios no território. Quem chega para estudar o inglês, não se decepciona.

O sistema de educação de idioma para estrangeiros é fiscalizado e tem sua qualidade atestada pela Feltom (Federação das Organizações de Ensino de Inglês de Malta), órgão reconhecido pelos Ministérios de Educação e Turismo de Malta. Cerca de 40 escolas são certificadas pelo órgão, o que faz do destino um polo de educação e difusão do inglês.

Dentro do continente europeu, Malta é um dos países mais baratos para temporadas estudantis. Ainda que o país compartilhe o euro como moeda, o custo de vida e dos cursos é inversamente proporcional à qualidade da estadia, temperada por uma culinária especializada em frutos do mar, massas e iguarias mais curiosas, como a carne de cavalo.

A facilidade de adaptação dos brasileiros à Malta está ligada não apenas à descontração litorânea, que transforma o país em um hotspot para quem busca praias paradisíacas – espalhadas entre as 5 ilhas que compões o território maltês – e uma vida noturna fervilhante no verão europeu. O clima mediterrâneo, de invernos moderados, faz com que o destino seja uma pedida certa para quem sai do Brasil durante todo o ano – afinal, falamos de um lugar onde, dizem os locais, o calendário é composto de pelo menos 300 dias de sol.

Artigos relacionados

Belta participa da EduExpos, maior feira de intercâmbio!

Os interessados em estudar no exterior têm duas ótimas feiras para visitar em setembro. A...

Continue lendo

Nova Zelândia: um dos destinos mais paradisíacos do planeta

A essa altura, todo mundo já sabe que a Nova Zelândia é um dos destinos mais paradisíacos do...

Continue lendo

Espanha: terra rica em climas, culturas, sabores e idiomas

Banhada pelo Atlântico e pelo Mediterrâneo, a Espanha é uma terra rica em climas, culturas,...

Continue lendo

Junte-se à discussão

Eu Fui!

Veja abaixo a opinião de quem já viajou com as associadas Belta.

X