Blog

Fique por dentro

Malta

Malta

Estudantes do mundo inteiro chegam a Malta e descobrem na prática e no dia a dia o significado da expresão ‘melting pot’. O país de dimensões diminutas é um caldeirão cultural que funde os traços históricos da presença de fenícios, gregos, romanos, sicilianos, espanhóis, franceses e britânicos em um arquipélago de ares paradisíacos no Mediterrâneo.

Um dos maiores legados deixados pelo Reino Unido, cujo Império contou com Malta até 1964, ano de independência da nação, foi a língua inglesa, hoje um dos dois idiomas oficiais do país – o outro, o maltês, tem origem na mesma família do árabe, hebreu e aramaico, e é falado há milênios no território. Quem chega para estudar o inglês, não se decepciona.

O sistema de educação de idioma para estrangeiros é fiscalizado e tem sua qualidade atestada pela Feltom (Federação das Organizações de Ensino de Inglês de Malta), órgão reconhecido pelos Ministérios de Educação e Turismo de Malta. Cerca de 40 escolas são certificadas pelo órgão, o que faz do destino um polo de educação e difusão do inglês.

Dentro do continente europeu, Malta é um dos países mais baratos para temporadas estudantis. Ainda que o país compartilhe o euro como moeda, o custo de vida e dos cursos é inversamente proporcional à qualidade da estadia, temperada por uma culinária especializada em frutos do mar, massas e iguarias mais curiosas, como a carne de cavalo.

A facilidade de adaptação dos brasileiros à Malta está ligada não apenas à descontração litorânea, que transforma o país em um hotspot para quem busca praias paradisíacas – espalhadas entre as 5 ilhas que compões o território maltês – e uma vida noturna fervilhante no verão europeu. O clima mediterrâneo, de invernos moderados, faz com que o destino seja uma pedida certa para quem sai do Brasil durante todo o ano – afinal, falamos de um lugar onde, dizem os locais, o calendário é composto de pelo menos 300 dias de sol.

Artigos relacionados

Relatos de quem já fez intercâmbio

Um intercâmbio serve a vários propósitos. Descubra qual é o seu a partir dos relatos de quem...

Continue lendo

França: destino turístico mais popular do mundo  

Gastronomia internacionalmente reconhecida, monumentos dignos de cartão-postal, grifes de moda...

Continue lendo

Chile: destino mais prático para quem deseja ampliar o conhecimento na língua espanhola 

“Oh, Chile, grande pétala de mar, vinho e neve”. As palavras do poeta Pablo Neruda sobre sua...

Continue lendo

Junte-se à discussão

Eu Fui!

Veja abaixo a opinião de quem já viajou com as associadas Belta.

X