Belta

IRLANDA

Um fato histórico dá a dimensão da importância da educação na Irlanda. Nos séculos 18 e 19, quando as escolas eram proibidas para alunos que não fossem da fé Anglicana (ou seja, uma parcela considerável da população), os irlandeses encontravam maneiras para que seus filhos fossem educados – nasciam aí as clandestinas e ilegais (e altamente populares) Hedge Schools.

Informações importantes

  • Moeda

    EURO

  • Temperatura

    1ºC A 7ºC NO INVERNO E DE 15ºC A 20ºC NO VERÃO

  • Embaixada do Brasil

    +353 1 416 1204

  • Embaixada em Brasília

    (61) 3248-8800

  • Site Oficial

    https://www.dfa.ie/irish-embassy/brazil/

  • Consulado em São Paulo

    (11) 99993-2448

Raio-X

Nome Oficial: Irlanda
Capital: Dublin
Área: 70 mil km2 (pouco maior que o estado da Paraíba)
População: 4,9 milhões
Principais cidades: Dublin, Cork, Limerick, Galway, Waterford

Um pouco mais sobre o país:

Hoje em dia, não só irlandeses de todas as fés, mas estudantes de todos os cantos do mundo frequentam os institutos de educação da Irlanda. A chamada Ilha Esmeralda brilha aos olhos de quem busca realizar um intercâmbio, seja para estudar a língua inglesa no país de James Joyce como também para usufruir de um ensino superior focado tanto no mercado de trabalho do futuro quanto também na formação de valores sociais e globais.

O sistema de educação irlandês é reconhecido como um dos 10 melhores do mundo, graças a investimentos públicos massivos ao longo de décadas. Isso faz toda a diferença em uma sociedade jovem como a do país, cuja população é composta por 40% de pessoas com menos de 29 anos. Entre universidades, institutos de tecnologia e colleges particulares e públicos, são 29 instituições de ensino superior espalhadas pelo país, com destaque para o histórico Trinity College Dublin, fundado em 1592 e reconhecido como a melhor universidade da Irlanda.

Para além do ensino superior, uma das modalidades de intercâmbio mais cobiçadas por estudantes é a de Study & Work. Como o nome revela, quem vai para a Irlanda com a intenção de estudar em um curso de inglês com pelo menos 6 meses de duração, ganha o direito de passar dois meses adicionais no país com a permissão para trabalhar por 20 horas semanais durante o período de estudos e 40 horas por semana durante o período de férias. Nada mal para quem deseja bancar parte do intercâmbio e vivenciar a língua inglesa a toda hora, não?

Curiosidades

  • A Irlanda conta com 11 vencedores do prêmio Nobel, a maioria deles na área de literatura
  • O submarino, a água engarrafada, o trator e a fotografia a cores são invenções irlandesas
  • Cenas de produções como “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” e “Star War: Episódio VII” foram gravadas no país

Prato Típico

Irish Breakfast: é uma das comidas típicas mais conhecidas da Irlanda. Em todo o mundo, o café da manhã irlandês é um dos que mais se destacam e, ainda, é uma refeição bem calórica. O Irish Breakfast é composto pelos ingredientes: bacon, pão de forma, ovo, linguiças, cogumelos, tomate, batatas, torradas, puddings e feijão com um molho de tomate adocicado. Pode ser tomado com chá, com a opção de adicionar leite, café ou, até mesmo, com suco de laranja.

 

Imperdível!

Os chamados Cliffs of Moher são uma demonstração das belezas naturais da Irlanda: o paredão à beira-mar tem extensão de 8 quilômetros e, em seu ponto mais alto, tem 214 metros

Galeria