Blog

Fique por dentro

Holanda

Holanda

Tulipas, moinhos de vento e bicicletas, além da alta qualidade de vida. Essas são algumas das coisas que vêm à mente assim que pensamos em Holanda. Em 2017, o país ficou na sexta posição no Relatório Mundial da Felicidade e na 19ª do Índice Global da Paz, resultados que deixam claro o desenvolvimento social do país, que também investe pesado na educação.

Os holandeses têm 13 universidades entre as 200 melhores do mundo, segundo o ranking de 2018 da Times Higher Education. Cada uma delas oferece mais de 40 cursos de graduação e pós em inglês – na Universidade de Amsterdã e na Universidade de Leiden, há mais de 100 programas ministrados no idioma. O uso da língua de Shakespeare, contudo, vai muito além das salas de aula: cerca de 95% se comunicam sem problemas em inglês.

O fato de ser uma nação praticamente bilíngue é uma das (várias) razões responsáveis pelo número de estudantes aumentar ano após ano na Holanda. Entre 2016 e 2017, o país recebeu mais de 112 mil estrangeiros em cursos de ensino superior, de acordo com dados oficiais.

Ao escolher a Holanda como destino, é preciso levar em conta o seu sistema educacional binário. Lá, o Ensino Superior é dividido em dois tipos: Universiteit, instituições voltadas à pesquisa nas quais, geralmente, o mestrado é obrigatório; e Hogeschool, voltadas à educação profissional, onde deve ser feito estágio.

O país é plano, com poucas colinas, e tem abundância de água em forma de canais, rios e lagos – 40% do território holandês está abaixo do nível do mar. Por esses fatores, os holandeses desenvolveram conhecimento específico na área de gerenciamento de águas. Aliás, muitas cidades foram construídas em torno dos canais, e eles acabaram se tornando atrações – é possível explorá-los com barcos ou pedalinhos alugados. A área datada do século XVII em torno dos canais de Amsterdã é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Artigos relacionados

Os destinos já estão recebendo brasileiros para estudar no exterior?

Confira abaixo os principais destinos para a realização de sua viagem no exterior e como está...

Continue lendo

Boarding Schools: Fazendo a diferença no desenvolvimento de jovens adultos

Artigo por Merrick Preparatory School Escrito por: Kevin Farrell, Diretor Muitas pessoas me...

Continue lendo

Alemanha: educação e qualidade de vida levadas a sério

O Fórum Econômico Mundial cravou em 2019 que a Alemanha é o melhor país do mundo para turistas,...

Continue lendo

Junte-se à discussão

Eu Fui!

Veja abaixo a opinião de quem já viajou com as associadas Belta.

X