Belta

Por que Alemanha? Excelência em educação com a mais alta empregabilidade

Excelência em educação com a mais alta empregabilidade: fazer o ensino superior no coração da Europa é uma excelente escolha para o seu futuro

Você sabia que a Alemanha ocupa 4ª posição no ranking global de países preferidos como destino de estudos para alunos internacionais? Em 2020, a nação germânica ultrapassou a França, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.

As universidades alemãs oferecem ensino e pesquisa excelentes, e não por acaso aparecem entre as melhores do mundo. Seus alunos recebem um diploma de renome internacional, o que lhes dá excelentes perspectivas no mercado de trabalho global. Atualmente, a Alemanha é a quarta maior economia do mundo, altamente inovadora. Sua influência global é inegável.

Oportunidades sem limites

A Alemanha ocupa o terceiro lugar no mundo em termos de empregabilidade dos alunos. A taxa de desemprego juvenil na Alemanha é a mais baixa da Europa.

Após a formatura, os alunos podem se inscrever para um visto de procura de emprego por até 18 meses para trabalhar sem qualquer limitação de horários.

De acordo com o Federal Office of Statistics, 56% dos alemães falam inglês. Embora aprender alemão seja benéfico, os alunos podem estudar e viver confortavelmente no país falando em inglês.

O lugar certo para quem quer mudar o mundo

Berlim é conhecida como um hub de start-ups, além de ser casa de alguns dos maiores empregadores do mundo, como a Deutsch Bahn, Siemens, Zalando e Axel Springer. Além de ser uma cidade fantástica para viver, a capital alemã oferece oportunidades de carreira sem igual, especialmente para estudantes que consideram uma longa temporada em solo alemão.

Para os entusiastas por startups, Berlim é o lugar. Uma nova startup é fundada a cada 20 minutos na cidade, tornando a capital alemã um terreno fértil para empreendedores que querem mudar o mundo. Um grande senso de comunidade, aliado a uma grande concentração de capital e de talentos, faz de Berlim não só o centro alemão de startups mas também uma das capitais global do cenário.

A lei alemã estabelece que estudantes internacionais podem trabalhar por até 20 horas semanais ou 40 horas por 120 dias ao longo do ano. Estima-se que mais de 60% dos alunos que vêm de fora se engajam em trabalhos part-time durante o período de estudos na Alemanha.

Ensino superior em uma terra de oportunidades

As universidades alemãs estão acima da média dos padrões globais de ensino superior. Muitas aparecem constantemente entre as melhores universidades do mundo. Os estudantes valorizam a qualidade do ensino, as experiências práticas durante os estudos e um ambiente amigável e seguro em um país cosmopolita. Isso sem contar com a possibilidade de estabelecer conexões fortes com empresas de todas as grandezas à medida que a graduação avança.

A reputação global das universidades alemãs vem de um sistema de ensino reconhecido e da excelência na pesquisa, construídos ao longo de uma rica tradição no ensino superior. Os programas das instituições são modernos, tanto na forma quanto no jeito que são transmitidos aos estudantes. Eles são elaborados com a meta de ficarem a par dos desenvolvimentos científicos mais recentes pelo mundo mas, também, para preparar os alunos a encararem com confiança desafios globais.

Portas abertas para a Europa

Estudantes brasileiros precisam requisitar um visto de estudante para morarem na Alemanha, além de uma permissão de residência para poderem viver e se deslocarem pelo país. Mas, assim que chegam ao país com a documentação correta, os brasileiros têm direito a viajarem por toda a Schengen Area, que engloba a maioria dos países da Europa. Isso dá a oportunidade de o estudante visitar uma série de nações ao longo do período de estudos e de vivência na Alemanha!

As instituições alemãs da GUS oferecem suporte a todos os estudantes internacionais para que eles possam usufruir ao máximo da estadia. De aulas de alemão à ajuda na busca por acomodação, o auxílio aos estudantes dentro e fora da sala de aula faz parte do plano das instituições para os estrangeiros.

 5 motivos para você se apaixonar pela Alemanha

Experiência germânica

A estudante brasileira Aymonne Batista conta um pouco de sua história na Alemanha

“Eu vim para a Alemanha porque sonhava em desenvolver minha carreira em um país com alta taxa de empregabilidade na área de negócios. Além disso, a Alemanha é muito segura e oferece um custo de vida acessível, juntamente com a possibilidade de poder usar o inglês no dia a dia.

Estou muito feliz com a minha escolha desde que cheguei à Alemanha. Berlim é uma cidade linda, com muitos parques, marcos históricos e muitas opções de coisas para fazer. Os alemães são bastante prestativos e posso me comunicar em inglês com quase todo mundo.”

Comentários

  • Maria Eduarda Soares Pedroso
    maio 7, 2021 at 9:06 am

    Eu estou adorando o site! Irei cadastrar meu e-mail para ver se recebo também notificações.

Adicionar um comentário