Belta

ITÁLIA

Além de serem ícones e fundadores de grifes que são referências de luxo, qualidade e desejo, os italianos Enzo Ferrari e Giorgio Armani têm mais uma coisa em comum: ambos são ex-estudantes da Universidade de Bolonha, o principal símbolo do ensino superior da Itália, um país cheio de referências históricas quando o assunto é educação.

Informações importantes

  • Moeda

    EURO

  • Temperatura

    VERÃO: 20/ 30ºC - INVERNO:5/11ºC

  • Embaixada do Brasil

    (+39) 06 688 9661

  • Embaixada em Brasília

    (61) 3442-9900

  • Site Oficial

    ambbrasilia.esteri.it/ambasciata_brasilia/pt/

  • Consulado em São Paulo

    (11) 3549-5699

Raio-X

Nome Oficial: República Italiana   
Capital: Roma
Área: 301 mil km2(equivalente aos estados do Paraná e Pernambuco somados)
População: 60,3 milhões
Principais cidades: Milão, Roma, Nápoles, Turim, Florença  

Um pouco mais sobre o país:

Fundada em 1088, a universidade que leva o nome da capital da região de Emília Romagna é o instituto de ensino superior mais antigo do mundo ainda em atividade. Mas a instituição, com seus mais de 85 mil alunos, não vive só de história. Prova disso é que é dela o título de melhor universidade italiana, de acordo com o ranking Times Higher Education de 2022.

Passado e presente vivem em constante sintonia quando o assunto é educação superior na Itália. Se por um lado dez das 20 primeiras universidades fundadas da história que ainda mantêm as portas abertas estão na Itália, o que demonstra com propriedade as raízes da nação, por outro o país continua produzindo pesquisa e ensino de alto nível ainda hoje – um dos vencedores do prêmio Nobel de Física em 2021, por exemplo, desenvolveu toda sua trajetória acadêmica na Sapienza, nome oficial da prestigiosa Universidade de Roma.

Embora a oferta de programas em inglês venha aumentando ano após ano no país, saber o idioma italiano pode ajudar – e muito! – a expandir a capacidade de escolha de uma graduação oferecida por uma das 61 universidades públicas da Itália. Portanto, um intercâmbio pelo país para estudar a língua antes e, de quebra, conhecer algumas das maravilhas naturais, gastronômicas e culturais do País da Bota, pode ser uma ideia fantástica – e deliciosa!

Curiosidades

  • Cerca de 1€ milhão em moedas é jogado por ano na Fontana de Trevi, em Roma
  • Embora britânico, Shakespeare usou a Itália como cenário de quase 1/3 de suas peças
  • A população italiana tem a maior média de idade da Europa (47 anos) e a segunda maior do mundo, atrás apenas do Japão

Prato Típico

Bisteca Fiorentina: este corte é formado pelo osso em forma de T separando o contra-filet do filet mignon. É uma carne espessa com pouca capa de gordura, mas marmorizada. O ideal assa-la na grelha ou na panela de ferro.

Imperdível!

Referência da ilha da Sicília e patrimônio da humanidade, o Monte Etna é um dos poucos vulcões (e um dos mais) ativos da Europa, tendo sua última erupção em dezembro de 2021!

Galeria