Belta

FRANÇA

A França tem pouco mais de 68 milhões de habitantes. Contudo, saber a língua francesa garante muito mais do que conversas no país: o francês é o idioma oficial de 29 países, indo de Bélgica a Luxemburgo, passando por dezenas de países na África; além do mais, trata-se da língua oficial de grandes organizações globais como a ONU, a Cruz Vermelha, o Comitê Olímpico Internacional e várias federações de esportes, como a FIFA.

Informações importantes

  • Moeda

    EURO

  • Temperatura

    INVERNO: 1 A 6ºC | VERÃO: 15 A 25ºC NO

  • Embaixada do Brasil

    +33 6 80 12 32 34

  • Embaixada em Brasília

    (61) 3222-3999

  • Site Oficial

    https://br.ambafrance.org/-Portugais-

  • Consulado em São Paulo

    (11) 3371-5400

Raio-X

Nome Oficial: República Francesa
Capital: Paris
Área: 551 mil km² (pouco menor que o estado da Bahia)
População: 68 milhões
Principais cidades: Paris, Lyon, Marseille, Lille, Toulouse

Um pouco mais sobre o país:

Aprender francês é um ótimo motivo para escolher o seu berço na Europa para um intercâmbio. Não apenas por questões de comunicação, que ajudam muito a inserção no mercado de trabalho global e na imersão direta em uma das culturas mais ricas e influentes do planeta, mas saber o idioma é fundamental para mergulhar de vez no sistema de educação francês, uma das joias do país que, dos seus tradicionais liceus para jovens até a universidade, é um dos pilares do desenvolvimento nacional – e, claro, para quem vem de fora também.

 

Não se trata de força de expressão: o governo francês subsidia grande parte dos custos do ensino superior para os estudantes, inclusive para aqueles que vêm de fora. Para quem não detém um passaporte europeu, cerca de dois terços do valor do ano letivo são bancados pelo Estado – o que faz com que a graduação (e o mestrado e o doutorado) no país tenham um ótimo custo-benefício, principalmente quando comparada aos grandes centros no continente.


Um imã de viajantes de todo o mundo, o que colabora para a França ser o destino mais visitado por turistas há vários anos, Paris também é a principal referência do ensino superior francês. A capital é casa das instituições mais renomadas da nação, como a Université PSL, o Instituto Politécnico de Paris, a Universidade Sorbonne e a Université Paris-Saclay, todas no top 100 do QS World University Rankings de 2022. Não por acaso, mais de 70 vencedores do prêmio Nobel nas mais diversas categorias nasceram ou viveram a trajetória acadêmica na França. Oh là là!

Curiosidades

  • O francês foi a língua oficial da Inglaterra entre os séculos 11 e 14
  • O alfabeto Braille, o secador de cabelos e o estetoscópio são invenções francesas
  • Estimativas dão conta de algo entre 500 e mil tipos de queijos diferentes na França

Prato Típico

Coq au Vin: feito à base de carne de galo e vinho. Quando se menciona apenas “coq au vin”, trata-se de uma preparação com vinho tinto.

Imperdível!

photo-1562614174-c82de799351a

Mont Saint-Michel é uma ilhota cuja abadia em estilo gótico, construída no século 11 às margens da costa da Normandia, reúne peregrinos católicos e turistas de todo o mundo

Galeria