Belta

Ensino Técnica no Austrália

O sistema de ensino técnico e profissional na Austrália é chamado de Vocational Education and Training (VET) e é uma referência em termos globais – não por acaso, estudantes de todas as partes do mundo procuram o país para ampliar os horizontes em sala de aula e, claro, em seu próprio campo de trabalho. Projetado e liderado pela indústria, o sistema VET australiano oferece habilidades profissionais, práticas e atualizadas, para garantir que os alunos desenvolvam as aptidões necessárias e o discernimento requerido para ter sucesso no competitivo mercado internacional de trabalho.

As instituições que oferecem os cursos de VET têm o foco nas necessidades da indústria, fornecendo treinamento de qualidade e combinando habilidades com resultados. Muitos cursos de VET incorporam um período de aprendizado nessa área, que fornece aos estudantes uma experiência profissional inestimável em um ambiente de trabalho real. Essas qualidades têm sido reconhecidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OECD), pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Na Austrália, os professores de ensino de VET não possuem apenas conhecimento sobre a indústria, mas também contam com a experiência real em seus respectivos campos de especialidade. Com isso, a atualização do conhecimento é transferida diretamente aos cursos, a fim de refletir mudanças nos focos e necessidades industriais. 
Normalmente, os cursos de VET são ministrados nos institutos técnicos públicos chamados de TAFE (Technical and Further Education) e em institutos privados. Os programas geralmente acontecem em dois semestres: de fevereiro a junho e de julho a novembro.

O leque de opções dentro do ensino técnico e profissional na Austrália é bem amplo e engloba praticamente todas as áreas de atuação profissional na sociedade. Os cursos variam em uma escala de 6 níveis, que vão desde o Certificate I até o Advanced Diploma Associate Degree, que, em muitos casos, serve como ponte para a universidade, suprindo matérias no ensino superior.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário