Blog

Fique por dentro

As belezas e os sabores da Andaluzia

As belezas e os sabores da Andaluzia

Vai estudar espanhol? A região mais populosa da Espanha está pronta para receber você!

É dificil uma cidade ou um estado serem representativos de um país muito grande – algo que sabemos muito bem sendo brasileiros, habitantes de uma nação tão diversa e cheia de pecularidades. Contudo, alguns dos traços mais característicos da Espanha, berço da segunda lingua mais falada do mundo, estão reunidos em uma única região: a Andaluzia, terra das touradas, do flamenco e das sevillianas e suas tradicionais dançarinas com seus vestidos vermelhos e leques bordados. Em suma, a representação do que o mundo imagina do povo espanhol alegre e hospitaleiro, e tudo isso reunido no sul do território ibérico.

A Comunidade Autônoma (equivalente a um estado brasileiro) andaluz é composta de oito províncias, todas prontas para receber estudantes de todo o mundo para aprender e desenvolver as habilidades no espanhol, ou preparar para testar a fluência no idioma com o exame de proficiência DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera, no original).

As mais de 40 escolas espalhadas pela região, banhada tanto pelo Atlântico quanto pelo mar Mediterrâneo, oferecem o que há de melhor em termos de estrutura e equipe para transformar o seu ‘portunhol’ no autêntico idioma de Federico García Lorca, um dos maiores nomes da literatura espanhola e filho legítimo da Andaluzia.

Mas os programas mais saborosos – literalmente, em casos específicos – são aqueles que misturam o ensino do espanhol a classes imersivas em outros temas, como gastronomia, vinhos e cultura e história. Poucos lugares no mundo oferecem um cenário tão ideal para aulas dentro desses universos: já pensou entender mais sobre a presença dos mouros – que no século VIII chamavam a Penísula Ibérica de Al-Andaluz – na Espanha enquanto estiver em Granada, cidade que abriga a simbólica La Alhambra, um Patrimônio da Humanidade?

Arquitetura, direito, música, equitação, negócios, hotelaria e até medicina são alguns dos outros campos abordados em programas oferecidos por escolas da Andaluzia. Para refrescar a cabeça fora de sala, há escolas que oferecem também a imersão no espanhol em conjunto com o ensino e prática de esportes aquáticos. Afinal, mergulhar, surfar ou velejar na Costa do Sol, o balneário andaluz às margens do Mediterrâneo com cerca de 150 km de praias onde, dizem, o sol nunca se põe, não pode ser uma má ideia, não é mesmo?

“Um benefício muito significativo para os estudantes brasileiros na Andaluzia é o clima, muito agradável durante o inverno espanhol e perfeito para aproveitar destinos incríveis no verão”, conta Pedro Ubena, diretor do braço brasileiro da Extenda, agência responsável pela promoção da Andaluzia. “Os andaluzes são muito receptivos e orgulhosos da sua culinária e tradições, por isso o que não vai faltar no seu intercâmbio será boa comida, festas tradicionais, museus e uma arquitetura impressionante contando a  história da Espanha”.

 

Andaluzia, lá vou eu!
Cinco perguntinhas respondidas por Pedro Ubeda, diretor do braço brasileiro da Extenda, agência responsável pela promoção da Andaluzia

 Qual é a melhor opção para estudantes brasileiros chegarem à Andaluzia?

Para chegar às cidades da Andaluzia, a melhor opção partindo do Brasil são os voos diretos para Madri. Na capital espanhola, com ampla rede de transportes, o estudante conta com opções de voos, ônibus e linhas de trêm para desembarcar em qualquer destino andaluz.

O que faz da Andaluzia ser única em relação ao restante da Espanha?

A Andaluzia tem o clima, a arquitetura, a culinária e um estilo de vida que a faz diferente das outras partes da Espanha. Por lá, você sentirá o Flamenco pelas ruas!

– Estudar na Andaluzia é mais em conta financeiramente que outras regiões da Europa?

A região conta com várias opções de alojamento, restaurantes e atividades turísticas e culturais para todos os gostos e orçamento.

E quais são as atrações na Andaluzia que até mesmo alguns locais não conhecem, mas que nós devemos conhecer ao visitar a região?

O Parque Natural de Cabo de Gata, Níjar, Na Almería; Úbeda, em Jaén; a Playa de Mónsul, na Almería; o Parque Natural Sierra de Hornachuelos, em Córdoba; a cidade da Torre del Oro, em Sevilha; e, para conclurir, a cidade de Ronda, em Málaga.

– Em ano de Copa do Mundo, para quais times locais da Andaluzia os brasileiros que estarão na região devem torcer para conquistar a simpatia das pessoas?

Real Betis, Sevilha e o Malaga!

 

A Andaluzia na…
música: Paco de Lúcia & Andres Segóvia

arte: Pablo Picasso & Diego Velázquez
literatura: Federico Gárcia Lorca & Vicente Aleixandre

gastronomia: vinho de Jerez & atum bluefin (o mais valorizado da culinaria… japonesa)

 

Clique aqui e acesse o site oleespanhol.com.br, com informações em português sobre a região, cursos e escolas!

 

 

Artigos relacionados

InFlorence Academy: Muito mais que o ensino do Italiano

InFlorence Academy, localizada na bela cidade de Florença tem mais de 60 anos de experiência em...

Continue lendo

As quatro principais razões para estudar na BCN Languages

BCN Languages é uma escola com mais de 20 anos de experiência oferecendo cursos de espanhol para...

Continue lendo

High School: faça o ensino médio no exterior

Novas culturas, novos idiomas, vidas renovadas: como é o ensino médio fora do Brasil O...

Continue lendo

Junte-se à discussão

Eu Fui!

Veja abaixo a opinião de quem já viajou com as associadas Belta.

X