Belta

18 de Setembro: Dia Nacional do Chile

Não seria nenhum atrevimento afirmar que o feriado mais importante, celebrado e tipicamente chileno é o dos dias 18 e 19 de setembro, que comemora as festas pátrias do país, festejando a independência do Chile e homenageando as forças armadas chilenas, respectivamente.

Sendo indiscutivelmente a data mais esperada pelos trabalhadores, famílias e cidadãos de todas as idades. É o quê nós do SantiagoDoChile.com costumamos comparar com o carnaval brasileiro. Uma vez que as semanas que antecipam as fiestas pátrias já são uma festa só.

Dependendo do dia da semana em que as datas 18 e 19 caiam, o governo do Chile pode até mesmo declarar um ou mais dias adicionais como feriado nacional, presenteando os chilenos com um fim de semana gigante, o quê traz mais motivo ainda para as comemorações.

As Festas Pátrias no Chile

Grande parte das pessoas saem do trabalho mais cedo no dia 17 de setembro e já começam as festividades durante o once (hora do chá) saboreando muitas empanadas e vinho tintocom amigos, parentes e vizinhos.

Milhões de pessoas deixam Santiago – uma cidade de mais de seis milhões de habitantes – para comemorar a ocasião em outras partes do Chile (nesta época do ano o preço de tudo sobe, de carnes à hospedagem no litoral e centros de esqui ). O quê traz à capital uma atmosfera tranquila, mas ao mesmo tempo bastante festiva.

Há muitas maneiras de vivenciar as Festas Pátrias no Chile, quando em Santiago. E para onde quer que você se vire haverá churrasco, muito vinho tinto, música folclórica e a dança nacional chamada La Cueca. Adicionalmente, para mergulhar de cabeça nesta experiência, não deixe de visitar pelo menos uma fonda, celebrações públicas tipicamente realizadas em instalações temporárias. Alguns das fondas mais famosas em Santiago podem ser encontradas no Parque Padre Hurtado e Parque Inez de Suárez, mas existem dezenas de outras delas espalhadas pela cidade. Geralmente é cobrada uma taxa que varia de CLP 3.000 à 5.000 para acessá-las.

Dentro de um fonda há uma incrível abundância de empanadas, carnes grelhadas no espetinho, pães com salsichas e doces como alfajores. A bebida mais popular, como você já deve imaginar, é o vinho tinto e a mais tradicional é a chicha uma espécie de cidra levemente alcoólica extraída do milho ou maçã. Pisco, a bebida nacional característica do Chile é servida com refrigerante e/ou em forma de pisco sour. Muita música e dança são parte integral de qualquer fonda que se preze. Nesta época do ano, a maioria das crianças e muitos adultos se trajam tradicionalmente para “bailar” a música nacional, a Cueca Chilena, que se assemelha à um flerte entre os parceiros da dança.

Tradiçao

Os trajes tradicionais também são vistos nos rodeos, exibidos pelos cowboys, aqui chamadoshuasos. Os rodeos também são um evento corriqueiro e ganham ainda mais  popularidade nestas datas, podendo ser vistos inclusive em algumas fondas maiores.

O rodeio chileno é um pouco diferente, determina-se os campeões pela forma como eles enlaçam o bezerro enquanto montado no cavalo. Quanto aos militares, há um exuberante desfile no Parque O’Higgins, na tarde de 19 de setembro, que marca oficialmente o fim das Festas Pátrias no Chile. Contudo, na realidade, este fim “oficial” da celebração raramente é reconhecido; uma vez que as celebrações continuam de uma forma ou de outra pelos quatro cantos do país, até  o último segundo, quando a vida real toca na porta e todo mundo precisa voltar para a labuta. Mas cada chileno volta nostálgico, feliz, pronto para a primavera e já imaginando as fiestas pátrias do ano seguinte.

 

Fonte: http://santiagodochile.com/festas-patrias-no-chile/

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário